Como combater a ansiedade? Parte I

Provavelmente, a razão pela qual estás a ler este post é a esperança de que um milagre aconteça e a tua ansiedade desapareça. Acertei?
Sem querer desmoralizar-te, isso não vai acontecer. Porque, como expliquei no post anterior, a ansiedade faz parte e é necessária nos nossos organismos, quer queiramos quer não. 
Mas... Não desistas já. Tenho alguns truques que te posso ensinar para a combateres e seres tu quem está no controlo da mesma.


  1. Não sei qual o nome que dás às tuas manifestações de ansiedade ou pânico mas o primeiro passo baseia-se em desvalorizá-las. Começa por arranjar um nome que não transmita uma conotação muito pesada ao nosso cérebro - nada de "ataque de pânico/ansiedade" ou "crises", estas palavras vamos eliminá-las do nosso dicionário. Com isto, não quero dizer para perderes a consciência do problema que tens, não. Mas se já sabemos que temos um problema e podemos solucioná-lo, há que o desvalorizar e relativizar. O que tu tens são, provavelmente, manifestações de ansiedade. Porque não fazes como eu e lhes chamas "MA's"?
  2. O meu primeiro "trabalho de casa", na psicoterapia, consistiu em fazer, quatro vezes ao dia, uma pausa para respirar (fazer as tão famosas respirações diafragmáticas). O intuito deste exercício é acalmar o nosso organismo tantas vezes quanto possível para que, o mesmo, comece automaticamente a associar esta ação - respirar - à calma. Se não resultar para ti, não te assustes, porque para mim não resultou também.
  3. Já se torna um clichê dizer que uma alimentação saudável reduz consideravelmente a ansiedade mas terei de o repetir porque é mesmo importante que mantenhas uma alimentação equilibrada. Se bebes café, comes açucar e fumas, prepara-te para fazer o desmame e vais ver que vais beneficiar disso. Para ser mais fácil, deixa uma coisa de cada vez, como eu fiz, e lembra-te que só começarás a notar diferenças após algum tempo, é um processo demorado mas crucial para combateres a ansiedade.
Estás num bom começo. Se conseguires aplicar estas três ferramentas diariamente conseguirás concerteza alcançar o nosso objetivo, CONTROLAR A ANSIEDADE, e poderás passar para a Parte II.

É crucial que fique bem explícito que as dicas acima descritas são apenas baseadas na minha experiência pessoal em lidar com a ansiedade diariamente. Partilho-as com o intuito de ajudar, porque comigo funcionam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar um vício - tabaco, café, açucar

Não estás sozinho.

Nova estratégia experimental no combate à ansiedade.