Como combater a ansiedade? Parte II

Como combinado, aqui está o segundo post de truques para reduzir e controlar a ansiedade.
Se conseguiste aplicar os três primeiros passos descritos na primeira parte, parabéns! Tenha, ou não, resultado contigo, o importante é a atitude persistente que mantiveste na superação deste obstáculo. Agora, mantendo os hábitos primeiramente incutidos, tenta aplicar as seguintes dicas:

1. Sempre que te sentires ansioso, não tentes combater a ansiedade. Toma consciência de que a manifestação vai suceder, o mais antecedentemente que conseguires, para poderes iniciar os exercícios seguintes.
2. Enche os pulmões de ar - isso mesmo, os pulmões. A tua barriga encolheu e a caixa torácica alargou, correto? Ótimo, agora mantém o teu corpo exatamente como está e continua a respirar. Consegues sentir esse esforço que o teu corpo está a fazer para te manter assim? Parabéns, estás a conseguir mudar o foco do teu cérebro para a sensação presente no corpo. Foca-te nessa mesma sensação, permanecendo na mesma posição e continuando a respirar calma e lentamente. Ao fim de alguns ciclos a ansiedade terá certamente diminuído.

Resultou? Continua a praticar porque "a prática leva à perfeição". Nem sempre conseguirás chegar a tempo para recorrer a este exercício, por isso, é importante que o vás fazendo tantas vezes quantas puderes, ao longo do teu dia. Assim conseguirás diminuir os níveis de ansiedade e impedir que estes cheguem ao ponto de se expressar, através das nossas adoradas manifestações.

Brevemente colocarei a próxima parte. E, esclarecendo o leitor, a razão pela qual eu estou a optar por segmentar toda esta informação deve-se ao facto de que na minha experiência pessoal, quando eu pesquisava bastante sobre o assunto, tentava reter tanta informação que acabava por não conseguir aplicar nenhuma. Assim, faremos disto um processo. Aponta os exercícios que funcionarem contigo e continua a praticá-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar um vício - tabaco, café, açucar

Não estás sozinho.

Nova estratégia experimental no combate à ansiedade.