DESCONSTRUIR PENSAMENTOS

MODELO DE ANÁLISE PARA DESCONSTRUIR PENSAMENTOS
1. Identificar o pensamento e observá-lo.
2. Tentar entender de onde vem este pensamento, o que é que lhe deu origem.
3. Desmistificar essa origem – ou seja, perceber se é realmente razão forte o suficiente para me deixar desta forma.
4. Perceber o porquê de eu ficar desta forma quando me deparo com determinada situação/pensamento – serão medos, memórias, receios?
5. Encontrar razões para eu não ter que me sentir assim – questionar “porquê” durante esta desconstrução ajuda bastante.
6. Respirar fundo, deixar o cérebro oxigenar, tentando deixar de lado os pensamentos por um minuto que seja, e retomar a desconstrução.
7. Se consegui fazer isto, consegui abstrair-me da situação e dei a entender ao meu corpo que não há razões para estar “alerta” – vitória pessoal!
8. Ganhar coragem e enfrentar a situação/pensamento sem receios. Contraponham os pensamentos.

Isto pode ser feito oralmente, em silêncio, através da escrita, mas acreditem que resulta. Óbvio que a prática ajuda muito. Bora lá aprender a manipular a mente!
Aproveito para deixar o link do meu podcast, onde falei sobre este modelo de um modo mais prático e aprofundado.
https://anchor.fm/adoramente


É crucial que fique bem explícito que as dicas acima descritas são apenas baseadas na minha experiência pessoal em lidar com a ansiedade diariamente. Partilho-as com o intuito de ajudar, porque comigo funcionam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar um vício - tabaco, café, açucar

Não estás sozinho.

Nova estratégia experimental no combate à ansiedade.