Como deixar um vício - tabaco, café, açucar

Hoje venho falar-vos sobre o método que funciona comigo para deixar um vício.
Eu sou uma pessoa bastante impulsiva, a frase "Tudo ou nada" define-me bastante bem. Como tal, eu sei que basta eu querer e meter na cabeça que vou executar algo para o conseguir. No entanto, nem sempre é bom, visto que sou uma pessoa ansiosa, querer fazer algo e não poder - a minha cabeça começa a remoer no assunto e a ânsia assume o comando. Tal não me impede de deixar os vícios que não me são benéficos, mas obriga-me a fazer as coisas ao meu ritmo.

Como deixei o café, tabaco e açucar?

Bem, já há algum tempo que o meu namorado me tem vindo a pedir para deixar de fumar. Para um dia vir a ser mãe dos filhos dele - que é tudo o que eu mais quero na vida - tenho de ser saudável e principalmente ceder a esta condição e deixar de fumar.

Comecei por analisar os pontos que me fazem mal e aos quais tenho um grande apego - no meu caso, conclui que são os açucares, o café e o tabaco.
Seguidamente, procurei encontrar uma relação entre eles. Concluí que, quando bebo café tenho obrigatoriamente de fumar um cigarro, não consigo beber café sem açúcar, e quando estou numa circunstância em que não posso fumar, fico descompensada e só penso em comer doces.
Neste caso, as três componentes maléficas estão relacionadas.
Decidi segmentar este processo, de modo a facilitar o desapego sem aumento de ansiedade.

Café

Primeiramente, ao invés de beber café comecei a beber um carioca/chá de limão. O sabor e o efeito no meu organismo nada tem haver, mas optei por focar-me nos pontos em comum  presentes na minha "droga" e no meu novo substituto - neste caso, apenas a temperatura é semelhante mas o facto de poder acompanhar com um cigarro ajudou.
Passou um mês e a necessidade de beber um café de vez em quando sumiu. É normal, durante este mês, teres de pedir 2/3x um descafeinado, ou até mesmo um café, se gostares tanto como eu. Não te sintas frustrado por isso, simplesmente não deixes que se volte a tornar um hábito.

Açúcar

Pessoal, eu sou extremamente viciada em chocolate - ou era - e como tal, tive de arranjar um substituto ligeiramente mais saudável. O que fiz foi muito simples, quando me apetece um doce, porque me sinto descompensada, como uma fruta. O açucar também lá está mas não é tão prejudicial. Hoje apercebo-me de que, se comer pelo menos uma peça de fruta após as refeições - não precisa de ser logo, pode ser ao lanche ou pouco antes de ir deitar - a minha necessidade de consumir alimentos pouco saudáveis - bolachas, chocolates, bolos, etc - reduziu significativamente.
Para ajudar neste processo, após uma semana de o ter iniciado comecei a preparar-me para deixar de fumar. Deste modo, a minha preocupação deixou de ser o chocolate mas sim o tabaco - mudar o foco das nossas preocupações, pessoalmente, ajuda-me a combatê-las.

Tabaco

Chegamos, então, ao passo mais complicado. Ando há um mês a mentalizar-me de que tenho de deixar de fumar e apenas há cerca de 15 dias é que comecei a querer fazê-lo por mim.
Pois é, o primeiro passo é querer deixar de fumar porque me faz mal a mim.
Seguidamente, comecei a saborear os cigarros e, temos de admitir que não sabem bem, para além do cheiro horroroso que fica entranhado em nós. Sente-te presente enquanto fumas, sente o sabor do cigarro no teu paladar foca-te nisso até terminares. Sente o fumo a entrar nos teus pulmões e a poluir-te. És capaz de o sentir? Eu também, e fumar agora já não é a mesma coisa. Eu sei que teria capacidade para não voltar a tocar num cigarro, no entanto, prefiro fazer um plano de desmame para não aumentar a minha ansiedade e não regredir nesta caminhada de a combater.
Dia 1 (Hoje) - 10 cigarros
Dia 2 (Amanhã) - 5 cigarros
Dia 3 (Quarta) - 3 cigarros
Dia 4 (Quinta) - 1 cigarro
Garante que, todos os cigarros que fumares, desde que começas este plano, estarás presente no momento e atento ao sabor, cheiro e sensações que te transmite. Lembra-te de te focares nas más sensações e não nas que considerares agradáveis.
Se tens o hábito de acordar e fumar, tenta fumar o primeiro cigarro o mais tarde que conseguires. Se pelo contrário também tens o hábito de fumar antes de deitar, aguenta firme e tenta fumar até pelo menos 2horas antes de ires dormir. 

Pessoas que sofrem de ansiedade ou pânico devem evitar estas três substâncias, são veneno, são estimulantes cerebrais que só agravarão a nossa condição.
Espero ter ajudado, brevemente farei um post sobre os resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não estás sozinho.

Nova estratégia experimental no combate à ansiedade.