Ansiedade. O que é?

De forma bastante simpificada, e indo direta ao assunto, a "Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa."(1). Esta, manifesta-se de diferentes formas em cada indivíduo - irei, noutro post, explicar-te como se manifesta em mim e como eu consigo combatê-la.
Como já revelei, eu sofro de uma perturbação de ansiedade e o que mais me tem ajudado 
é a psicoterapia.
A minha psicóloga introduziu-me neste tema explicando "por miúdos" o que é a ansiedade, de onde vem, porque é necessária e qua a razão para ser um problema tão comum  na sociedade onde nos inserimos. Assim o farei contigo.
A ansiedade é necessária no organismo de um ser humano. Esta, leva-nos a agir perante momentos de perigo, prepara o nosso organismo para tal. Há milhares de milhões de anos, os homens tinham de estar sempre atentos e alerta a perigos existentes e constantes, na altura - como ursos, lobos, cobras, etc. Nessas alturas, os níveis de ansiedade aumentavam de modo a preparar os organismos dos indivíduos para reagir - atacar ou fugir.
Acontece que, o cérebro humano não sofreu, até aos dias de hoje, alterações tão significativas. Como tal, vivendo nós, atualmente, numa sociedade ou civilização onde não existem esse tipo de perigos constantes e, relembrando que os nossos cérebros não evoluiram assim tanto, é natural que a ansiedade e o pânico sejam dois problemas presentes no quotidiano de muitos indivíduos - na medida em que nós associamos determinadas situações a perigo (como, por exemplo, dar uma palestra no trabalho ou fazer uma apresentação oral na escola) e reagimos como os nossos antepassados (batimento cardíaco acelera, dormência instala-se, entre outros sintomas que nos indicam que estamos prontos para agir, isto é, atacar ou fugir).
Se queres combater a ansiedade, continua a ler o meu blog. Não sou psicóloga mas sei o que é experienciar e viver com a ansiedade e talvez - tenho muita esperança que sim - te consiga ajudar partilhando algumas ferramentas e recursos a que recorro.
Gostaria bastante de conhecer-te a ti e à tua história, saber as adversidades que passas e o que fazes para lidar com as mesmas, e mesmo que não sofras de ansiedade mas conheces alguém próximo que pretendes ajudar, partilha comigo e faremos os possíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar um vício - tabaco, café, açucar

Não estás sozinho.

Nova estratégia experimental no combate à ansiedade.